segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ALFABETIZAÇÃO

alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.Capacidades essas que só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
Ao longo das postagens vamos apresentar as formas de alfabetizar os diferentes métodos usados, o que não se usa mais na alfabetização, etc.




fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetização

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSQwrarnLkrMmWz8Wdfu1tkTI81r7o8AaLan5nuWgP1KoF3uVw&t=1&usg=__DBU14-gwMLn9f3r3s__s8ICFBnY=


postado por ADRIANA RIBEIRO DA SILVA N.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário